"O Poder Do Side Deck!"
by: #bwFreedom



E ai galera, faz tempo que eu estava planejando escrever este artigo mas nunca encontrava inspiração.

Bom, vamos ao que interessa.

Quem nunca perdeu uma partida MATCH?
Bom, é um jogo onde a sorte ou azar pode agravar os resultados.

Por isso desde o início foi decidido que partidas em campeonato ou algum outro evento de grande importância jamais seria decidido em partidas SINGLE.

Vencer em SINGLE é sorte pura, não tem como definir que um jogador é melhor que o outro em SINGLE.

Em MATCH você pode ter azar em uma partida mas se recuperar na sua segunda chance e se possível na sua terceira também!

Mas e ai? Onde você quer chegar #bwFreedom?

Bom é simples, independe de perder ou vencer o primeiro resultado deve ser aproveitado ao máximo possível para reconhecer o DECK e se possível a maneira de usar do seu adversário.
Só assim você poderá usar a arma que na minha opinião é a arma mais forte de QUALQUER DECK, o SIDE DECK.

Sim, o SIDE DECK sim é o cara responsável por explorar os pontos fracos do seu oponente e te ajudar a obter a vitória.

Muito bom #bwFreedom mas quem não sabia disso?

Bom, saber todos sabem, mas poucos se aproveitam realmente dessa poderosa ferramenta.

Um bom MAIN DECK é capaz de obter ótimos resultados mas em partidas de real importância mesmo aqueles que vencem a primeira partida da MATCH vão tirar proveito do seu SIDE DECK para garantir a vitória nas demais partidas.

Bom, chega de comentar o óbvio, vamos falar um pouco sobre a parte "técnica" do SIDE DECK.



Primeiramente é preciso saber que um SIDE DECK pode ser construído de três formas diferentes.

Não existe um nome especifico para esses tipos de SIDE DECK mas existe um padrão diferente na maneira como eles trabalham.

A primeira forma de um SIDE DECK é a mais comum em muitos DECKs que o pessoal costuma montar.
Trata-se de entupir o seu SIDE DECK com cartas que explorem os pontos fracos dos demasiados tipos de DECKs possíveis. Também costuma-se usar cartas que possam cobrir um determinado ponto fraco do seu DECK mas que normalmente não é qualquer um que consiga se avantajar dessa "deficiência" do seu DECK logo na primeira partida.

A segunda forma de um SIDE DECK é um pouco mais incomum. Na verdade quase não vi nenhum SIDE DECK assim nesse formato.
Trata-se de usar o SIDE DECK de forma que o estilo de jogo do seu MAIN DECK mude completamente, um exemplo disso é usar o bom e velho DOOM HERALD e usar o SIDE de forma que o DECK passe a jogar como se fosse T.G. AGENT.
Esse tipo de side DECK era muito comum na época do BUBBLE BEAT e do HERO BEATDOWN (nesse caso o DECK deixava de ser rápido para travar o oponente. Costumava ser eficaz em casos onde o oponente dependia de alguma carta específica do seu DECK).
Resumindo, o segundo SIDE DECK era o tipo do SIDE que tentava dar a ideia de que você tinha dois DECKs em um.

E por último mas não menos importante, temos aquele side DECK mais comum em campeonatos de grande porte. Esse último formato usa apenas cartas que se aproveitam de um ponto fraco especifico dos DECKS mais usados no formato que se segue (você pode considerar por exemplo, FIRE FISTS que atualmente tem sido um dos DECKs mais utilizados no formato TCG e colocar cartas no seu SIDE que enfraqueçam somente esse DECK em especifico).
Em campeonatos de grande porte, esse modelo é o mais eficaz, pois, você pode montar um side extremamente concentrado em derrubar os DECKs que provavelmente estarão na final. E por meio desse SIDE, você sempre vai ter uma carta que ajuda muito. Entretanto o maior desafio no caso desse tipo de SIDE é "adivinhar" os jogadores e seus respectivos DECKs (caso houver um jogador no qual você tenha um SIDE muito bom não chegue a final, ou, ninguém está usando algum DECK que seu SIDE esteja bem preparado para enfrentar).


Algumas dicas:

O primeiro passo para se construir um bom SIDE DECK é, analisar qual MAIN DECK vai ser potencialmente mais forte na situação em que você pretende usa-lo.
Lembrando que essa analise vai se basear em fatores extremamente "simples". Um exemplo seria, você vai viajar com a família, não tem mais espaço na bolsa para levar muitos DECKs e você sabe que no seu destino vai ter aquela lojinha de card games, ou então você já está indo para um campeonato grande, ou até mesmo um campeonato em plataforma virtual. Se você conhece o que minimo possível que seja sobre esse "cenário" no qual você vai jogar, você escolhe seu DECK de acordo, do contrário, escolha o que você simplesmente acha mais forte.

Feita sua escolha você pode decidir que tipo de SIDE usar. Se você não sabe NADA sobre os DECKs que vai encontrar no seu destino, o mais aconselhado dos SIDE DECKs seria aquele do primeiro exemplo.

Lembre-se: Todo DECK tem um ponto fraco, no caso de usar um SIDE DECK baseado no primeiro exemplo, de preferência as cartas que cubram o seu ponto fraco ao invés de tentar caçar o ponto fraco em tudo o que é tipo de DECK possível.

Se você tem em mente que seu SIDE DECK é para um campeonato de grande porte, o mais recomendado é o SIDE DECK do terceiro exemplo, pois, campeonatos de grande porte são quase sempre assim, os finalistas são quase sempre os TOP TIERS mais comum do formato em que sucede.

Galera, espero que tenham gostado desse artigo.

O tema do meu próximo artigo será "Extra Deck, cartas que não podem faltar!"

Se você gostou deste artigo e se interessa no tema do meu próximo artigo, esteja atento ao blog.
Extra Deck, cartas que não podem faltar! será postado AQUI na semana que vem (Sábado, dia 18 - 22:00).

Galera, este link contém um arquivo compactado com o conteúdo utilizado neste vídeo (Replay da partida, As cartas recomendadas para Side e uma cópia em formato .png.)
Basta colocar o replay na pasta replay e as cartas recomendadas (demonstracao) na pasta Deck (funciona tanto no ygopro quanto no devpro).






Bons duelos meus queridos amigos. Espero que possamos nos ver por entre as linhas dos meus artigos muitas vezes!


Paz!


E para finalizar segue abaixo um vídeo a respeito deste Artigo "O Poder Do Side Deck"


{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito BOm Goste do segundo Side qe ultiliza se como 2 decks em 1 somete sendo o Side é a alma do DECK.

    ResponderExcluir
  2. Cara Além das dicas dadas você escreveu muito bem. Ótimo artigo em todos os sentidos...

    ResponderExcluir

Agradecemos muito pelo seu comentário. Ficaremos esperando o próximo. Até mais. =D

- Copyright © .: Yu-Gi-Oh! Level UP! :. -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -